Powered By Blogger

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Aleijadinho

Bem gente, pouco se sabe a vida  de Antonio Francisco Lisboa(Aleijadinho ,DDDD), enfim , a principal fonte que temos até hoje é uma "carta" que foi escrita só depois de quarenta anos depois da morte dele , e nem se sabe se é tudo verdade já que muitas obras dele (mais de 400) não foram feitas com a comprovação documental , tirando por vista as que eram parecidas (no sentido de estilo artístico).
Sim...   Ah! Como todos sabem ele era brasileiro,DDDD,bem , ele era de Ouro Preto,MG,  e fazia projetos arquitetônicos, relevos e estatuária. Ele usava como material a pedra-sabão, já que como vocês  aprenderam,na minha apresentação, ;P, ela era mais maleavel e sem contar a questão econômica ,já que o mármore era muito valioso e a pedra-sabão era mais fácil de encontrar.
Como todos sabem também ele tinha uma doença degenerativa chamada artrite,ele morreu em 1814, depois de alguns anos de ter recebido ,e feito, uma de suas maiores encomendas as esculturas Via Sacras e Os Profetas para o Santuário de Bom Jesus de Matosinhos.

P.S¹- Esse foi minha primeira postagem então dêem um desconto.:D
P.S²-Qualquer dúvida comentem que talvez Mari responda !
                                                                                                          
                                                                                                            Gabriel Monteiro.

2 comentários:

  1. Parabéns pelo blog!!!!! Usar a internet e não ser usado por ela!!!Muito bom. Eu não conheço um exemplo da música barroca no Brasil (?!), mas sei que Bach (alemâo) foi um grande nome da música barroca. "Jesus alegria dos homens" é uma de suas obras mais conhecidas. Quem pode dar um exemplo de música Barroca brasileira?
    Legal moçada.Fui!!!!

    ResponderExcluir
  2. Antonio José da Silva, conhecido como o "Judeu" é um bom exemplo da música barroca brasileira, ele escreveu comédias de costumes e morreu acusado de divulgar o lundu(música erótica trazida da África.

    espero ter ajudado! (:

    ResponderExcluir